sexta-feira, 13 de julho de 2018

Mandamentos, 1 - mais

Os Mandamentos

1. Quais as duas grandes mensagens da Bíblia?

     A Lei e o Evangelho são as duas grandes mensagens da Bíblia. A Lei é a santa vontade de Deus, na qual ele nos diz como devemos ser: santos, o que devemos fazer e deixar de fazer. O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus é o nosso Salvador; a Lei nos mostra nossos pecados e nos condena; o Evangelho nos mostra nosso Salva­dor e nos dá vida.
Lv 19.2; Jo 3.16; Rm 1.16

2. Como a lei nos guia?

     Os mandamentos estão registrados pela, primeira vez, no livro de Êxodo, capítulo 20. Mas são repetidos outras vezes na Bíblia, inclusive por Jesus, no tempo já do Novo Testamento.

Primeiro Mandamento:
     Eu sou o Senhor, teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim.

Que significa isto?
     Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coi­sas.

     Este é o mais importante dos Mandamentos. Se não seguimos o pri­meiro mandamento, amando a Deus acima de tudo, não podemos cum­prir nenhum dos outros mandamentos.
     Neste mandamento, Deus quer livrar-nos da idolatria, seja externa (grosseira) ou interna (disfarçada). A idolatria externa é a adoração de ídolos de pe­dra, madeira, e adoração a seres humanos e a outros deuses falsos (Mt 4.10).
     A idola­tria interna é a adoração disfarçada e mesmo inconsciente de si mesmo, de marido ou mulher, de objetos ou instrumentos, de pais ou filhos, de dinheiro ou bens, de saúde ou riqueza, de trabalho ou divertimento (Pv 3.5; Ef 5.5).
     Por outro lado, Deus quer nos levar a colocá-lo em primeiro lugar, em nossa vida, e confiar nele acima de todas as coisas, amando a ele de todo o coração (Mt 6.33; Sl 118.8).
Mt 22.37; Is 42.8; Jo 5.22-23; Sl 33.8; Pv 23.26
Segundo Mandamento
     Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Que significa isto?
     Devemos temer e amar a Deus e, portanto, em seu nome não amaldi­çoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar; mas deve­mos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

     Um nome tem grande importância. Pelos nossos atos e palavras, nós “fazemos” ou “destruímos” o nosso nome ou de outros. Assim tam­bém, neste mandamento, Deus quer que conservemos o respeito com o seu nome e com ele mesmo, não o associando e usando com coisas pecaminosas como: amaldiçoar, jurar falso, praticar a feitiçaria, mentir, enganar. Mas ele quer que usemos o seu nome de forma jus­ta e digna: jurando de modo lícito, invocando-o nas necessidades, orando, louvando e agradecendo.
     A umbanda (e outras religiões afro), o espiritismo, as su­perstições, as seitas de curas, as expressões mecânicas como “meu Deus!”, “juro por Deus!”, e outras são formas atuais e comuns de transgressão do segundo mandamento.
Êx 20.7; Tg .9-10; Lv 19.12,31; Lv 24.15; Dt 18.10,11; Jr 23.31; Sl 50.15; Sl 103.1; Mt 6.7; 7.7.
Terceiro Mandamento
     Santificarás o dia do descanso.

Que significa isto?
     Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de ouvir e estudar.

     Para os judeus, o dia de descanso era o sábado (que no hebraico significa descanso). Por isso, eles santificavam o sábado.
     Para os cristãos, porém, o dia escolhido para santificar a Deus foi o domingo, porque Jesus ressuscitou neste dia, o primeiro da sema­na; além disso, a lei cerimonial (É bom fazer a diferença entre “leis” na Bíblia. Algumas são leis morais, outras são leis cerimoniais e há ainda as leis civis. As leis cerimoniais, relativas a sacrifícios de animais e outras, foram indicadas aos judeus e eram sinais do que aconteceria com Cristo. Com Jesus, o Senhor sobre tudo e todos, estas leis se tornam desnecessárias. As leis civis, leis dos governos, são leis que os cristãos, por obediência à autoridade, vai cumprir, a menos que vão contra à Palavra de Deus, pois antes importa “obedecer a Deus do que aos homens”. E as leis morais, um resumo delas é o conjunto dos Dez Mandamentos.) do sábado foi abolida (anulada) no Novo Testamento. Há seitas que insistem, sem razão, que este dia de santificação a Deus tem de ser no sábado, segundo o costu­me judaico. Porém, vemos que a ênfase está não no dia ou no des­canso, mas no santificar. Assim, com este mandamento, Deus quer nos levar ao culto de adoração a ele, em um dia especial, consagrado ao louvor, à oração e ao estudo e meditação na sua Palavra.
Cl 3.16,17; At 2.42; Jo 8.47
     O cumprimento deste mandamento não consiste em simplesmente fre­quentar os cultos das igrejas aos domingos. Os verdadeiros adora­dores de Deus o adoram em “espírito e verdade” (Jo 4.24). Por outro lado, os verdadeiros adoradores de Deus querem estar na igreja, a Casa de Deus, para ouvir e estudar sua Palavra — a Bí­blia — e estar em comunhão com seus irmãos na fé. Este mandamento é um alerta às pessoas que insistem em dizer-se cristãos sem fre­quentar a igreja! Hb 10.25

Importante

     Estes três primeiros mandamentos tratam de nosso relacionamento com Deus. A partir do 4º mandamento, veremos diretrizes divinas para o nosso relacionamento com os outros, com o nosso próximo. Até agora, vimos como Deus espera que demonstremos o nosso amor a Ele. Daqui em diante aprenderemos como devemos expressar o nosso amor aos outros, segundo a vontade divina.
Mc 2.27-28; Cl 2.16-17; 1Co 16.2; At 20.7; At 2.42; Jo 8.47; Lc 11.28; Hb 13.17; Gl 6.6; Mc 16.15-16; Lc 10.25-37; Mt 7.12
Quarto Mandamento
     Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra.

Que significa isto?
     Devemos temer e amar a Deus, portanto, não desprezar, nem irritar nossos pais e superiores; mas devemos honrá-los, servi-los, obe­decer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.

Que significa honrar?
Quer dizer “dar crédito, estimar, respeitar, acatar”. É isto que Deus espera de nós no trato para com os nossos pais e para com os que exercem autoridades sobre nós nas mais diversas esferas em que vivemos: escola (1Pe 5.5), emprego, igreja (1Tm 5.17; Hb 13.17), lar, Estado. Deus é um Deus de or­dem. Por isso, com este mandamento, ele quer evitar que haja de­sordem na sociedade pelo desprezo às autoridades que foram esta­belecidas por Ele para representá-lo entre os seres humanos. Ef 6.1-4; Rm 13.2.
     Contudo, mesmo que as autoridades sejam representantes de Deus, elas perdem o direito ao nosso respeito, obediência, amor, serviço e honra, quando suas ações são contrárias à Vontade Divina. Ou quando impedem que o Reino de Deus venha. At 5.29.
     Este é o único mandamento que contém uma promessa especial que o reveste de ainda maior importância. Esta promessa é a paz e tran­quilidade na vida e a consequente longevidade. Por isso, quem respeita seus pais e superiores não tem motivo para temer o cas­tigo, mas tem razão para esperar o socorro e auxílio divinos.
Sl 1.1-3; ef 6.1-4; Rm 13.2; 1Pe 2.18-19; At 5.29
Quinto Mandamento
     Não matarás.

Que significa isto?
     Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudar-lhe e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

     Este mandamento protege a vida.
     A Bíblia considera matar:

  1. Matar com as pró­prias mãos (Gn 4.3-15);
  2. Matar por meio de outras pessoas (2Sm 11.14-17);
  3. Matar a si mesmo (suicídio, excesso de trabalho, vícios (1Sm 31.4-5; At 16.27,-28);
  4. Ofender ou ferir ao próximo em seu corpo (Gn 37.31-34);
  5. Odiar a outras pessoas (Mt 5.21-22; 1 Jo 3.15);
  6. Atrapalhar a vida de outra pessoa. Ex.: difamação, fofoca (Gn 37.34,-35).
     Castigos:

  1. Morte física (Gn 9.6);
  2. A pena é executada pelo governo (Rm 13.4) - no Brasil, por Ex. prisão. Em outros países chega a haver a Pena de Morte;
  3. Porém, a vingança pessoal ou coletiva é condenada por Deus (Rm 12.19; Mt 25.42ss).

     Nosso dever:
     Ajudar e favorecer a todos (mesmo inimigos) em todas as necessidades corporais.
Gn 9.6; Rm 12.19-21; Rm 13.4,13; Gn 14.12-16; 1Sm 26; Mt 5.25; Mt .12; 1Co 6.20; Gl 5.13; Lc 23.33-34; Jo 3.15; Ef 4.32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.