sexta-feira, 13 de julho de 2018

Bíblia - mais

Bíblia, Deus se revela

Bíblia, Palavra de Deus

     Com certeza você já viu, conhece ou possui uma Bíblia. Ela leva este nome porque a palavra Bíblia tem um sentido particular que significa: “livros” ou “biblioteca”.
     A Bíblia é um conjunto de muitos livros. Por exemplo: Gênesis, Êxodo, Mateus... Somando todos, temos um total de 66 livros.
     Você tem Bíblia? Não?
     Aqui a Bíblia on-line: https://www.bible.com/pt/bible (esta tem app para celular também: https://www.bible.com/pt/app).
     Há diversos outros, entre eles o Bíblia Plus da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil).

Como podemos saber que Deus existe?

     Deus existe? Onde ele está? Como ele é? Estas e outras perguntas já nos ocorreram várias vezes. Com certeza também concluímos que existe alguém superior que coordena todas as coisas e a nós. As­sim, o próprio Universo e a Natureza revelam a existência de um ser superior.
     Deus ainda se revela a nós por meio de nossa própria consciência. Veja por exemplo, os índios e todos os demais povos que não são ainda civilizados. Todos eles adoram a um deus: o sol, a luz, um poste-ídolo, etc. Este conhecimento que temos de Deus, contudo, é muito pequeno. Quem é Deus? Como podemos nos relacionar com ele?
     Para responder estas perguntas Deus usou homens com seus costu­mes, cultura e linguagem. Estes homens, a quem Deus revelou-se mais profundamente, escreveram o livro universalmente conhecido como "Palavra de Deus": A Bíblia. Ela é uma forma de revelação divina que deve ser aceita pela fé (1Co 2.14).

Origem e inspiração da Bíblia

     Diversos foram os escritores, porém um só autor: Deus. O AT (Antigo Testamento) foi escrito por Moi­sés e os profetas em língua hebraica e aramaica; o NT (Novo Tes­tamento) foi escrito pelos santos evangelistas e apóstolos em língua grega.
     A Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, mas é a Palavra de Deus, pois os escritores recebiam de Deus:

  1. O impulso Divino para escrever (quando escrever);
  2. O conteúdo Divino que deviam escrever (o quê escrever):
    1. Algumas coisas por revelação (os mistérios de Deus).
    2. Outras, por observação e experiência pessoal.
    3. Ainda outras por investigação.
    4. E outras na maneira própria de sentir. Os salmos e poesias.
  3. Os escritores tiveram a liberdade de utilizar o seu vocabulário, estilo e modo de expressão, mas o Espírito Santo guiava de forma que tudo o que escreviam era o que Deus queria revelar ao povo.
  4. As Palavras Divinas para escrever. (Como escrever). Inspiração verbal. Palavra por palavra, sendo assim guardados de qualquer erro.
2Tm 3.16; 1Ts 2.13; Hb 4.12. 1Co 2.10. 1Jo 1.1-3 Lc 1.1-3; 2Sm 23.2; 2Pe 1.21
Vídeos de apoio:
O que é a Bíblia, parte 1:
O que é a Bíblia, parte 2:

Por que estudar a Bíblia?

     O objetivo principal da Bíblia é levar seus leitores à fé em Je­sus Cristo, o Filho de Deus. Além disso, a Bíblia deve ser o guia diário de todos aqueles que, pela fé em Cristo, a tem como Palavra de Deus e, portanto, a única regra e norma de fé e vida. É por sua Palavra que Jesus Cristo nos mostra sua vontade, orienta nosso caminhar e nos consola em nossas tristezas . É a Bíblia que nos dá a correta compreensão de Deus e das coisas de Deus. É ela que nos ensina que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo - a Trindade.
Jo 20.31; Sl 119.105
Vídeo de apoio:
Bíblia Sagrada:

A Bíblia do Antigo e Novo Testamento

     A palavra Bíblia significa "um conjunto de livros". Possui duas grandes partes: o Antigo e Novo Testamento. Ela foi escrita em um período que compreende desde 1500 a.C a 100 d.C.
     Antigo Testamento: São 39 livros. O AT é uma longa, e às vezes, complicada relação de fatos referentes a povos e pessoas que viveram há séculos e séculos atrás. Por que, então, não ignorar esta parte da Bíblia e ler apenas aquela outra parte que trata especificamente de Cristo e de sua Obra? Vejamos o que diz Paulo e o próprio Cristo: 1Co 10.1-10; Jo 5.39; Is 53.1-10.
     Os livros do AT são divididos em cinco grupos:
    1. Pentateuco - Gn à Dt (5 livros) - A LEI.
    2. Livros históricos - Js à Et (12 livros).
    3. Livros Poéticos - Jó, Sl, Pv, Ec, Ct (poesias e cânticos).
    4. Profetas Maiores - Is à Dn (5 livros) = mais capítulos;
    5. Profetas Menores - Os à Ml (12 livros) = menos capítulos.
     Novo Testamento: São em número de 27 livros, divididos em três grupos:
    1. Históricos - Os Evangelhos (Mt, Mc, Lc e Jo) e Atos
    2. Doutrina: Epístolas paulinas (Rm a Hb) - 14 livros
    3. Epístolas gerais (Tg a Jd) - 7 livros
    4. Profecia: Apocalipse.
     Uma outra forma de ver a Bíblia é dividir seu ensino em Lei e Evangelho, mas falaremos disto mais adiante.

Formação do Cânone

     Cânon significa vara de medir. Ao se tratar da Bíblia significa aqueles livros que são reconhecidos como autoridade divina. Os 39 livros do AT foram aceitos pela Igreja Apostólica e também aceitos pela Igreja da Reforma — Igreja Lute­rana. Jesus aceitou o cânon do AT (Mt 5.17-19). No século IV, por volta de 325 dC foi aceito o Cânon dos 66 livros, somando-se AT e NT.

Livros Apócrifos (Deuterocanônicos)

     A Igreja Católica aceita, além dos 66 livros, mais sete livros. A Igreja Luterana não os aceita porque: a Bíblia é um conjunto e os livros Apócrifos conflituam com a Bíblia; não são citados por Je­sus e os apóstolos em seus escritos; além disso, estimulam a magia; ensinam o purgatório, negado pela Bíblia em Lc 16.19-31.

Como podemos provar que a Bíblia vem de Deus?

     Se alguém perguntar: “Como você sabe que a Bíblia é a Palavra de Deus e não invenção humana?”
     O que você responde?
     Lembre-se: aceitar a Bíblia e a doutrina da inspiração é questão de fé. Ninguém consegue se convencer disto a não ser pelo poder do Espírito Santo. Ele que dá esta certeza (fé). No entanto, podemos argumentar com algumas colocações que, no mínimo, fazem pensar:
  1. A Bíblia mesmo diz que é Palavra de Deus.
  2. Sua unidade, coerência (cristocêntrica).
  3. O cumprimento das profecias do AT no NT.
  4. O testemunho dos próprios escritores (1Co 2.13; 1Ts 2.13 e 2Pe 1.20).
  5. Ela produz efeito, portanto, é eficaz. Tem poder de transformar quem a segue.
  6. A Bíblia é o livro mais lido e procurado de todo o mundo. Está traduzido para mais de 2.935 idiomas (segundo a Sociedade Bíblica do Brasil). Muitos dedicaram a vida à tradução e distribuição da Bíblia.
  7. A Bíblia é a palavra de Deus porque fala do ser humano com conhecimento. Não omite as fraquezas, o pecado de seus personagens. Descreve a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.