sexta-feira, 13 de julho de 2018

Fim do mundo - Lição 15

15: Os Acontecimentos do Fim do Mundo

     A Bíblia nos ensina claramente que este mundo no qual nós vivemos é passageiro. Quando Cristo voltar para julgar todas as pessoas, este mundo e tudo o que nele existe irá desaparecer e Deus fará um novo céu e uma nova terra. Antes disso, porém, os mortos irão ressuscitar e Cristo irá julgar os vivos e os mortos.
     Cristo voltará a este mundo em poder e muita glória, acompanhado de todos os seus anjos, e será visto por todas as pessoas. Naquele dia, todos terão que reconhecer a soberania e a majestade divina de Jesus Cristo. O dia da volta de Cristo será súbito e inesperado. Ninguém, além de Deus, sabe quando será este dia e esta hora. Por isso, nós cristãos devemos estar sempre preparados para a volta de Cristo a qualquer momento. Parece que antes da volta de Jesus acontecerão tempos difíceis, o que, entretanto, não nos autoriza a fazer quaisquer previsões.
Apocalipse 1.7; Atos 1.11; 17.31; 2Timóteo 3.1-4
     Outra grande verdade ensinada pela Escritura é a futura ressurreição de todos os mortos. Esta ressurreição (volta à vida) acontecerá no dia da volta de Cristo, quando os mortos ouvirão a voz de Jesus e sairão dos seus túmulos. Todos ressuscitarão com corpos diferentes, corpos não mais sujeitos às limitações de tempo e espaço, corpos imortais. Serão corpos que permanecerão eternamente inalterados. Aqueles que creram em Jesus durante a sua vida, ressuscitarão para se encontrar com Jesus e viver junto com ele, para sempre, na glória e felicidade eternas. Aqueles que estiverem vivos quando Jesus voltar terão seus corpos transformados, para serem iguais àqueles que ressuscitarão.
João 5.28-29; 1Tessalonicenses 4.13-18
     Todos os seres humanos, então, vivos e mortos, estarão diante de Jesus para serem julgados por ele. Cristo irá julgar as pessoas de acordo com um só critério: a fé em Jesus como seu Salvador pessoal. Cristo irá analisar a fé de cada um e as boas obras que surgiram desta fé. A pessoa que, durante a sua vida terrena, aceitou a Jesus como o seu Salvador e que vivenciou esta fé, irá receber a confirmação daquilo que ela já sabia durante a sua vida: que estará eternamente salva e que receberá a “coroa da vida eterna”. No entanto, a pessoa que durante a sua vida terrena não confiou em Cristo como o seu Salvador, ou mesmo que o desprezou durante todo esse tempo, receberá a confirmação de sua eterna condenação, ou seja, irá sofrer eternamente, condenada a viver para sempre distante da graça de Deus.
Marcos 16.16
     Haverá um novo céu e uma nova terra, tão maravilhosos como os que Deus criou e antes que o pecado dos seres humanos estragasse tudo. Os crentes salvos estarão satisfeitos, perfeitamente felizes, livres de todo o pecado e de todas as tristezas deste mundo. Viveremos de um modo diferente, em alegria e glória que não podem ser descritas por palavras humanas. No céu, o crente verá a Deus face a face e poderá, eternamente, usufruir da sua presença maravilhosa.
Apocalipse 21.1-7
     Em vista destas realidades, nós precisamos estar certos de que cremos realmente em Jesus como nosso Salvador e precisamos colaborar para a evangelização do mundo, para que muito mais pessoas possam receber a salvação e não o sofrimento eterno. Feito isso, podemos aguardar com alegria a volta do nosso Senhor.

Veja também:
   15.1. Vídeo: A volta de Jesus
   15.2. Vídeo: Tipos de morte
   15.3. Vídeo: O que acontece após a morte?
   15.4. Vídeo: Reencarnação?

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.