sexta-feira, 13 de julho de 2018

Deus Pai - Lição 3

3: Deus Pai, o Criador

     No mundo existem muitas hipóteses que tentam explicar a origem do universo e do ser humano. No entanto, todas estas são teorias humanas, e, portanto, falhas e imperfeitas. A Bíblia, porém, não traz nenhuma teoria sobre a origem das coisas. Ela apenas afirma que o Deus Todo-Poderoso criou tudo o que existe e, desse modo, dá a resposta definitiva sobre a origem do universo e do ser humano.

3.1. Deus-Pai criou o universo

Gênesis capítulos 1 e 2.
     Antes do princípio não havia nada, nem tempo nem espaço, nem alguma matéria. Apenas Deus existia, pois ele é infinito e eterno. Deus, portanto, criou o universo do nada. Aquilo que não existia passou a ter existência a partir da criação divina .
     Por sua Palavra poderosa, Deus criou o universo e este passou a existir. Deus criou o universo de um modo ordenado e perfeito. Ao concluir a criação Deus viu que “tudo era bom”, ou seja, tudo era perfeito assim como o Criador o é.
     Por último, Deus criou o ser humano. Este foi criado de um modo especial, a fim de que fosse a “coroa da criação”. A Bíblia mostra que o ser humano foi a principal e mais excelente de toda as criaturas. Deus criou o ser humano conforme a sua imagem e semelhança. Esta semelhança não é física, mas espiritual. O ser humano, diferentemente das outras criaturas, possui uma alma racional. Além disso, ele possui uma consciência moral que lhe diz que há um Deus e que este Deus possui uma lei. Ao homem também foi confiada a administração da criação como administrador das coisas de Deus.
     Criado à semelhança de Deus, o homem não pode viver de modo feliz e verdadeiro longe do seu Criador. Por ser criatura, o ser humano só é completo quando está em comunhão com o seu Criador.
Hebreus 11.3; Salmo 33.6, 9; Gênesis 1.26, 31

3.2. Deus-Pai preserva o universo

     Deus não se retirou após a criação, senão tudo o que foi criado deixaria de existir. O universo está ligado e na dependência de Deus, existindo por causa da providência divina. Deus preserva o universo.
Salmo 36.6; 145.15; Mateus 5.45
     Deus sustenta o mundo e as criaturas pelos próprios meios que existem entre nós. Deus é quem nos dá o sustento, mas nós precisamos trabalhar, usar os meios que Deus nos dá, para consegui-lo. Nós fazemos uso do que encontramos na natureza. Deste modo, toda a criação “trabalha em conjunto”, uns suprindo as necessidades dos outros. Nada no mundo funciona independentemente de Deus. Todos os meios para o nosso sustento, todas as leis da natureza, tudo o que conserva a vida estão sob o poder e o governo de Deus, e dele dependem necessariamente.
Gênesis 1.29; 9.3; Salmo 104.14-15; 145.15-16
     Por isso nós cremos que Deus nos criou e que ele nos dá o sustento diariamente, para que possamos viver neste mundo. Esta fé nos ensina e nos mostra a nossa dependência total de Deus. Desse modo, devemos nos humilhar perante ele e sermos gratos pela sua bondade, pela qual nos sustenta e nos conserva em vida.

Veja também:
   3.1.Vídeo: Quem é o ser superior?

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.