8: Deus Espírito Santo, o Santificador
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Ele é verdadeiro Deus assim como o Pai e o Filho o são. Sendo verdadeiro Deus, o Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho em todos os atributos e todas as qualidades divinas.Atos 5.3-4; 1Coríntios 3.16O Espírito Santo é distinto do Pai e do Filho, sendo uma pessoa das três que formam a Trindade Divina. Em Jo 14.16, Cristo faz clara distinção entre ele (o Filho), o Pai e o Consolador (o Espírito Santo).
A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho desde a eternidade. Ele procede do Pai e é enviado pelo Filho. Tal verdade bíblica não pode ser entendida ou explicada pela nossa razão. Nós apenas cremos naquilo que a Palavra de Deus ensina.
João 15.26É o Espírito Santo quem faz com que o ser humano pecador receba a salvação e o perdão dos seus pecados que Cristo obteve por meio da sua morte e ressurreição. Cristo obteve para todos nós o perdão e, agora, o Espírito Santo age para que todos nós recebamos este benefício. Em outras palavras, o Espírito Santo converte o ser humano, ou seja, faz com que ele se arrependa de seus pecados, confie em Cristo e busque nele o perdão.
O ser humano não pode crer em Cristo por sua própria razão ou força. O ser humano está completamente preso em sua condição de pecador e, por isso, não tem condições de arrepender-se de seus pecados e crer em Cristo por si próprio.
1Coríntios 2.14Somente o Espírito Santo pode fazer com que um ser humano pecador e decaído possa crer em Cristo e, assim, receber o perdão dos seus pecados e a vida eterna. Deus, movido pela sua graça e misericórdia, nos salvou por meio da morte e ressurreição de Cristo. Mas, também, movido por esta graça, Deus nos faz crer no Salvador e receber as bênçãos desta salvação.
Romanos 10.17; 1Coríntios 12.3; Jo 6.44; Filipenses 1.29; 1Coríntios 2.4-5O Espírito Santo age, efetua a sua obra, pelos Meios da Graça, que são: a Palavra (a Bíblia), a Santa Ceia e o Batismo.
Deus Espírito Santo não somente nos faz receber o perdão obtido por Cristo (justificação), como também nos capacita a viver o máximo possível de acordo com a vontade de Deus (santificação).
A santificação é a renovação do coração do pecador. Esta renovação traz mudanças em toda a vida do crente, pois a partir dela o crente inicia uma vida de luta contra o pecado e contra os maus desejos de sua natureza pecaminosa. A partir da fé em Cristo, o ser humano passa a ser filho de Deus e, por causa disto, é orientado para viver uma vida agradável aos olhos de Deus.
1João 4.19; Romanos 8.5; 2Coríntios 5.17; Gálatas 5.24; Efésios 4.22; 1Pedro 4.2Esta mudança no coração proporcionada pela fé em Jesus é manifestada nos atos de amor (boas obras) que surgem na vida do crente. As boas obras são conseqüência da fé em Jesus. Elas não salvam a pessoa de seus pecados. Elas são apenas amostras de que a pessoa já está salva, pois revelam a presença da fé em Jesus Cristo
Filipenses 2.13; Gálatas 2.19-20; 5.22-23; João 15.5; Tiago 2.26Veja também:
8.1.Vídeo: Espírito Santo
Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.