sexta-feira, 13 de julho de 2018

Bíblia, a Palavra de Deus - Lição 1

1: Bíblia, a Palavra de Deus

1.1. O que é a Bíblia?

     A palavra “bíblia” vem da língua grega e significa um conjunto de livros.
     Ela é um conjunto de 66 livros, escritos por vários escritores diferentes. No entanto, apesar de ela ter sido escrita por pessoas, Deus é o autor de toda a Escritura Sagrada.
     A Bíblia foi inspirada por Deus, e por isso contém os ensinamentos verdadeiros sobre ele e sobre o mundo. Por causa disso, ela é a única fonte, regra e norma verdadeiras para todos os ensinos da Igreja. Na Bíblia deve se fundamentar tudo aquilo que nós cremos em nossa fé.
     A Bíblia comprova a sua própria inspiração divina, em vários versículos. Confira abaixo.
2Pedro 1.20-21; 2Timóteo 3.16; 1Coríntios 2.13; João 5.39;  1Tessalonicenses 2.13; Hebreus 4.12; João 10.35.

1.2. As divisões da Bíblia

     A Bíblia possui duas grandes divisões: o Antigo e o Novo Testamento. A palavra “Testamento” significa “aliança” ou “acordo”.
     O Antigo Testamento foi escrito (original hebraico/aramaico) por profetas, sacerdotes e reis do povo de Israel, o povo escolhido por Deus. Ele começou a ser escrito por volta de 1.500 anos antes do nascimento de Cristo e foi concluído cerca de 400 anos antes de nossa era cristã.
     Ao todo o Antigo Testamento possui 39 livros. Ele inicia com a história da origem do Universo e do ser humano e depois passa a contar a história do povo de Deus. Em todos os livros há um assunto principal: a promessa de Deus em salvar a humanidade por meio de Jesus Cristo.
     O Novo Testamento foi escrito (original grego) por evangelistas e apóstolos da igreja cristã primitiva. Ele foi escrito durante o primeiro século após o nascimento de Cristo.
     O Novo Testamento possui ao todo 27 livros. O assunto principal de todos eles é o cumprimento da promessa de Deus, isto é, a salvação realizada por Jesus Cristo.

1.3. O propósito da Bíblia

     A Bíblia é a Palavra de Deus dirigida a nós, seres humanos. Ela é o testemunho do amor de Deus, revelado na pessoa e obra de Jesus Cristo. Somente por meio dela podemos saber que estamos salvos por meio da fé. Ela nos mostra a nossa realidade pecadora e a necessidade de crer em Jesus Cristo. Além disso, por meio da Bíblia podemos conhecer a vontade de Deus, isto é, aquilo que Deus deseja para a vida de todos nós. Desse modo, a Bíblia, além de nos mostrar onde está a salvação, ainda nos ensina como devemos viver neste mundo conforme a vontade de Deus.

1.4. Uso da Bíblia

     A Bíblia é a luz que deve iluminar o caminho da igreja e a vida de cada cristão. Ela deve ocupar um lugar especial em nossas vidas, pois Deus nos está falando por meio dela. A Bíblia não deve ser guardada como se fosse um amuleto, pois isto não adianta nada. Pelo contrário, ela deve ser lida, estudada e refletida, para que o cristão possa viver em comunhão com Deus.

Veja também:
1.1. Bíblia, outro auxílio
      1.2. Vídeo: pastor Ismar
      1.3. Vídeo: pastor Vilson, parte 1
      1.4. Vídeo: pastor Vilson, parte 2

[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.