sexta-feira, 13 de julho de 2018

10 mandamentos, 1 - Lição 4

4: Os 10 Mandamentos (1 a 3)

     Deus colocou uma consciência no ser humano. Por isso, todo ser humano tem uma vaga noção da lei moral de Deus, o seu Criador. No entanto, por causa do pecado, foi necessário que Deus revelasse a sua Lei de forma escrita para que a humanidade pecadora pudesse conhecer claramente qual a vontade de Deus.  Em Êxodo 20.1-17 nós encontramos os Dez Mandamentos, que contêm as diretrizes divinas para a vida de todos nós.
     Obs.: Os mandamentos, citados nestas duas lições, usam a formulação clássica encontrada no Catecismo Menor de Martinho Lutero, que é a versão mais conhecida desta tradução entre os luteranos, mas você pode conferir com sua própria Bíblia. O Catecismo Menor encontra-se no Livro de Concórdia, bem como em versão separada e pode ser adquirido junto à Editora Concórdia.

4.1. 1º: “Eu sou o Senhor, teu Deus, não terás outros deuses diante de mim.”

     O único Deus verdadeiro é o Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Somente ele deve ser adorado pelos seres humanos, pois não existe outro Deus. Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, pois é o nosso Criador. Este Mandamento mostra que nós pecamos quando adoramos outro deus (falso); quando amamos algo ou alguém mais do que a Deus ou quando confiamos mais em nós mesmos ou em outras coisas ou pessoas mais do que em Deus. O primeiro Mandamento é o resumo dos demais. Se pudéssemos cumpri-lo perfeitamente, todos os outros estariam automaticamente sendo cumpridos. Ele nos ensina que o verdadeiro Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas. Precisamos amá-lo, servi-lo e confiar nele de todo o coração.
Mateus 4.10; 10.37; 22.37; Salmo 118.8; 1Timóteo 6.17; Jeremias 17.5

4.2. 2º: “Não Tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão.”

     O nome de Deus é santo e precioso, pois o seu nome diz quem ele é, como é e o que fez por nós. Este mandamento quer proteger o nome de Deus do abuso, mas não proíbe o uso correto do nome de Deus. Tomamos o nome de Deus em vão quando o usamos em uma invocação impensada, quando o usamos para amaldiçoar, jurar falso, para praticar feitiçarias, para mentir ou enganar alguém. Também usamos o nome de Deus em vão quando nos dizemos cristãos mas não vivemos de acordo com a vontade dele. Usamos corretamente o nome de Deus quando o invocamos em nossas necessidades, quando o louvamos com nossos cantos e hinos, quando agradecemos a ele pelas bênçãos recebidas e quando procuramos viver de acordo com a sua Palavra.
Levítico 5.4; Jeremias 23.31; Mateus 7.7; 15.8; Salmo 50.15; 92;  118.1

4.3. 3º: “Santificarás o Dia do Descanso.”

     Deus quer estar em contato contínuo conosco. Por isso, ele quer que tenhamos um dia especialmente dedicado para ouvirmos a pregação da sua Palavra, para recebermos os seus Sacramentos e para rendermos culto em comunhão com os irmãos na fé. Portanto, este Mandamento se refere ao nosso dever de darmos culto a Deus, de ouvirmos e estudarmos a sua Palavra. Por outro lado, é pecado deixar de lado o estudo da Palavra de Deus e a participação nos cultos.
Lucas 11.28; Mateus 12.8; Colossenses 2.16-17; Atos 2.42
     Estes três mandamentos são aqueles que se referem ao nosso relacionamento com Deus. O resumo de-les é  “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22.37).

Veja mais:
   4.1. 1º ao 5º Mandamento, outro auxílio
      4.2. Vídeo: Regras Religiosas
      4.3. Vídeo: Função da Lei de Deus

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.