sexta-feira, 13 de julho de 2018

Igreja de Cristo - Lição 11

11: A Igreja de Cristo

     A Igreja de Cristo é o resultado da ação do Espírito Santo neste mundo. Ele é quem converte o pecador, dando-lhe a fé e o perdão e tornando-o mais um membro da Igreja. O Espírito Santo faz esta obra pelos Meios da Graça (Palavra de Deus e Sacramentos). Por isso, onde a Palavra de Deus não é anunciada ou conhecida e nem os Sacramentos são administrados, não pode existir ali a Igreja de Cristo.
Romanos 10.17
     A Igreja de Cristo é: santa, porque todos os seus membros são santos, isto é, Deus lhes perdoou todos os pecados e os santifica; invisível, porque somente Deus sabe quem faz parte da Igreja, pois somente ele pode olhar no coração do ser humano e ver se ali existe fé; única e universal, porque há somente uma Igreja de Cristo, cujos membros estão espalhados por todo o mundo e onde a Palavra de Deus é pregada e anunciada. Dela fazem parte todos os crentes.
Efésios 5.25-27; 2Timóteo 2.19; Lucas 17.20-21; Romanos 12.5
     O fundamento da Igreja é o próprio Cristo, isto é, a Igreja está baseada na obra redentora que Cristo efetuou na cruz. A Igreja é de Cristo, sendo ele o seu protetor e orientador.
Efésios 2.19-21; 1Coríntios 3.11
     A Igreja de Cristo se manifesta neste mundo por meio das Congregações, onde o Evangelho é pregado e os Sacramentos são administrados. Dessa forma, a Igreja se torna visível. A Igreja visível é a totalidade dos que professam a fé cristã e se reúnem em torno da Palavra de Deus. Na Igreja visível, além dos cristãos verdadeiros, há os hipócritas, isto é, aqueles que se dizem cristãos mas que na realidade não o são.
     A Igreja recebeu de Cristo o poder e a autoridade para pregar a Palavra de Deus, batizar, administrar a Santa Ceia e perdoar ou não perdoar os pecados. O poder de perdoar pecados é conhecido como o Ofício das Chaves, porque, pelo perdão, o céu está aberto para aquele que se arrepende e fechado para aquele que não se arrepende de seus pecados.
Mateus 16.19; 18.17-20; João 20.22-23
     O perdão e o amor de Deus devem ser anunciados a todos os que se arrependem e que pretendem desistir de seus pecados e crêem em Cristo como seu salvador. No entanto, se a pessoa não se arrepende, a Igreja anuncia que seus pecados não estão perdoados. A Igreja tem esta autoridade dada por Cristo, no entanto, este poder deve ser usado de acordo com a Palavra de Deus e não de modo arbitrário e injusto.
Marcos 16.16; Salmo 32.2-5; Atos 3.19
     Jesus deu a autoridade de pregar a Palavra, de administrar os Sacramentos e de perdoar ou não os pecados à Igreja, isto é, ao conjunto dos cristãos. A Igreja, entretanto, escolhe do seu meio pessoas capazes para exercer esses poderes em nome dela. É o ofício do ministério público. Tais pessoas, que na Igreja Luterana são conhecidos como pastores, são aqueles que estudam e se preparam para poder bem exercer estas atividades que a Igreja (no caso, a Congregação) lhe confia. Também outros podem ser escolhidos pela congregação para auxiliar o seu pastor em outros ministérios e serviços: professores de escola dominical, diáconos, membros da diretoria, etc.
1Pedro 2.9-10
Veja também:
   11.1. Vídeo: Religar
   11.2. Vídeo: Ofício das Chaves
   11.3. Vídeo: O que é a Igreja?

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.