sexta-feira, 13 de julho de 2018

Credo Apostólico - Lição 16

16: Credo Apostólico

16.1. Primeiro Artigo: Da Criação:

     “Creio em Deus Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra”

     O que significa isto?
     Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas. Ele me deu o corpo e a vida, a inteligência e todos os sentidos, e ainda os conserva. Além disso, Deus me dá roupas, calçado, comida, bebida, casa e lar, e todos os bens. Diariamente ele me dá o necessário para o corpo e a vida, protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso Deus faz unicamente por sua paterna e divina bondade, sem eu merecer nada. Por tudo isso eu devo dar graças e louvor a Deus, servi-lo e obedecer-lhe.

16.2.Segundo Artigo: Da Salvação

     “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.”

     O que significa isto?
     Creio que Jesus Cristo é verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria. Ele é meu Senhor porque salvou a mim, pessoa perdida e condenada, me resgatou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo. Ele não fez isso com ouro e prata, mas com seu santo e precioso sangue e seu inocente sofrimento e morte. E Jesus fez isso para que eu lhe pertença e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança. E assim como ele ressuscitou dos mortos, ele vive e reina eternamente.

16.3. Terceiro Artigo: Da Santificação

     “Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém”

     O que significa isto?
     Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus, meu Senhor, nem vir a ele. Mas creio que o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, me iluminou com os seus dons, me santificou e me conservou na verdadeira fé. Assim também congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta cristandade ele perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados. E no último dia, ele me ressuscitará a mim e a todos os mortos e me dará a mim e todos os crentes em Cristo a vida eterna.
     “Amém”: Assim seja, ó Senhor. Isto é certamente verdade.

Veja também:
   16.1. Vídeo: Deus

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.