sexta-feira, 13 de julho de 2018

Pecado - Lição 6

6: O pecado

     Ao observarmos o mundo em que vivemos, constatamos que ele está cheio de imperfeições, tristezas e males. A grande realidade do nosso mundo atual poderia ser resumida em guerras, miséria e fome, corrupção geral, destruição da natureza, doenças, violência social, crises nas instituições, etc. Apesar de todo o progresso e desenvolvimento tecnológico do ser humano, o nosso mundo continua infeliz e decadente.
     Além de observar o mundo que nos rodeia, também observamos a nós mesmos e nossas vidas. Do mesmo modo, vemos que existe muita imperfeição e muitos erros em nós mesmos e em nossos atos. Egoísmo, ganância, imperfeição, coisas que entristecem, tudo isso são características marcantes em nossas vidas.
     A Bíblia nos diz qual é a causa de todas estas coisas: o pecado.
     O pecado é a tendência maligna que existe no ser humano de desobedecer a vontade de Deus (Gênesis 3). Esta desobediência acontece por meio de pensamentos, palavras e atitudes que vão contra a Lei de Deus. O pecado é a “quebra da Lei de Deus” (1João 3.4). Dessa forma, pecar significa fazer o que Deus não quer ou deixar de fazer o que é da vontade dele, ou ainda  não ser como ele quer que sejamos.
     O pecado é algo tão enraizado dentro de nós que corrompe todo o nosso ser. Dessa forma, pecadores em nossa essência, somos inclinados a viver, pensar e agir sempre e constantemente contra a vontade de Deus. Desde a nossa concepção, isto é, já por natureza, nós somos pecadores e maus.
Mateus 15.19; Romanos 7.18; 8.7-8; Efésios; Salmo 51.5
     Os pecados que cometemos diariamente são conseqüências da pecaminosidade do nosso ser. Por natureza e nascimento somos maus e, portanto, fazemos inúmeras coisas que vão contra a vontade de Deus. Jesus, em Mateus 15.19, nos diz que de nosso coração (nosso ser) procedem todos os tipos de pecado (adultério, cobiça, maus pensamentos, desejos maus, etc.). Também aquilo que nós deixamos de fazer é pecado.
Tiago 4.17
     O pecado é a causa de todos os males que existem no mundo. A maior conseqüência do pecado, entretanto, é a morte. Morte espiritual, morte terrena e morte eterna. A morte espiritual é a separação entre o ser humano e Deus nesta vida. Esta separação é a origem de toda a infelicidade humana. O pecador está “morto para Deus”. Morte terrena é o fim da vida neste mundo. Deus criou o ser humano para a vida, mas por causa do pecado acontecem todos os tipos de males físicos e, por fim, a morte. Morte eterna é a eterna separação entre o ser humano e Deus. Por causa de seu pecado, o ser humano está condenado a viver para sempre longe de Deus, o que significa viver eternamente em infelicidade completa. Não é possível expressar em palavras esta horrível morte.
Romanos 6.23; Efésios 2.1; Hebreus 9.27
     Na próxima lição veremos como Deus, movido pelo seu grande amor pelos seres humanos, resolveu este problema do pecado.

Veja também:
   6.1. Pecado, outro auxílio
      6.2. Vídeo: Diabo
      6.3. Vídeo: Regras Religiosas
      6.4. Vídeo: Função da Lei de Deus
      6.5. Vídeo: Quem é o ser humano?
      6.6. Vídeo: Ofício das Chaves
      6.7. Vídeo: Justificação pela fé, parte 1
      6.8. Vídeo: Justificação pela fé, parte 2

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.