sexta-feira, 13 de julho de 2018

Pai-Nosso - Lição 13

13: Pai-Nosso

Mateus 6.9-13

13.1. Pai-nosso, que estás nos céus

     Aqui, Jesus nos ensina a chamarmos a Deus de “Pai”. A palavra “Pai” deve inspirar a nossa completa confiança em Deus. Pela fé em Jesus, nós somos feitos filhos de Deus, podemos confiar nele e falar com ele em oração. A palavra “nosso” nos ensina a nos vermos todos como irmãos, nos ensina que Deus quer a nossa comunhão. Como filhos de Deus, somos todos iguais perante ele.

13.2. Santificado seja o teu nome

     Santificar quer dizer “fazer santo”. O nome de Deus já é santo por si mesmo. Quando fazemos esta oração, entretanto, pedimos que o nome de Deus seja santo entre nós, por meio da honra e glória que devotamos a ele, de nosso amor e da confiança que depositamos nele todos os dias. Nossa ação como cristãos é que vai fazer com que o nome de Deus seja santificado entre nós. Por isso pedimos a Deus que ele nos dê a capacidade de procedermos de acordo com a sua vontade.

13.3. Venha o teu reino

     Aqui nós pedimos para que o Reino de Deus cresça em nossos corações, em nosso lar, em nossa igreja, em nosso país e em todo o mundo. O Reino de Deus vem por si mesmo, mas aqui pedimos que o Reino de Deus atue entre nós e junto a nós, de modo que sejamos participantes deste Reino. Pedimos aqui que a obra de Cristo — seu sacrifício a nosso favor — tome efeito entre nós por meio de uma vida cristã conforme a vontade de Deus.

13.4. Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu

     Pedimos aqui que Deus capacite a todos nós, por meio da fé, a que possamos cumprir a vontade de Deus em nossas vidas aqui na terra, assim como ela é cumprida perfeitamente no céu. A vontade de Deus em primeiro lugar é que todos os seres humanos sejam salvos por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

13.5. O pão nosso de cada dia nos dá hoje

     O pão nosso inclui tudo aquilo de que precisamos para sustentar o nosso corpo e a nossa vida, tudo o que torna as nossas vidas felizes e frutíferas. Aqui aprendemos que tudo o que somos e temos provém de Deus, tudo é um presente de sua mão graciosa.

13.6. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores

     Aqui nós estamos pedindo o perdão de todos os pecados que cometemos diariamente e também estamos nos comprometendo a perdoar a todos aqueles que pecam contra nós. Tendo recebido o perdão completo e gratuito de Deus, nós somos compelidos pelo amor a perdoar também a todas as pessoas.
Mateus 18.23-35

13.7. E não nos deixes cair em tentação

     Aqui nós oramos para que Deus nos guarde e preserve, de modo que o diabo, o mundo e o nosso próprio pecado não nos enganem, ou nos levem à descrença ou ao pecado. Queremos também lembrar que não devemos nos expor despropositadamente ao pecado.

13.8. Mas livra-nos do mal

     Vivemos em um mundo pecaminoso, por isso o mal está sempre ao nosso redor. Aqui pedimos que Deus nos dê forças para podermos suportar os sofrimentos desta vida e que ele nos proteja, levando-nos a salvo para o lar eterno.

13.9. Pois teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre

     Este é um grande final para uma grande oração. Nosso Pai é Deus Todo-poderoso. Ele pode e fará tudo o que prometeu. Nós estamos completamente seguros em suas mãos.

13.10. Amém

     Amém significa: Assim, seja, Senhor. Ao dizermos “amém” após uma oração, estamos concordando com o que ali foi pedido e agradecido.

Veja também:
   13.1. Pai-Nosso, outro auxílio
      13.2. Vídeo: Oração: Pai-Nosso

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.