sexta-feira, 13 de julho de 2018

Batismo - Lição 9

9: O Sacramento do Batismo

     O batismo, assim como a Santa Ceia, é um Sacramento. Sacramento é um ato sagrado, ordenado por Deus e no qual ele, mediante certos meios externos, ligados com a sua Palavra, oferece a nós a salvação obtida por Cristo.
     O batismo foi instituído por Cristo para ser administrado na igreja até o fim dos tempos. Em Mateus 28.18-20, vemos que Jesus ordenou aos seus discípulos que batizassem. O direito e o dever de batizar foram dados a toda a igreja, mas o batismo é administrado normalmente pelo pastor, que é o ministro público da congregação que o chamou. Ele faz isso em nome da congregação. Em casos urgentes, entretanto, qualquer cristão pode batizar.
     A palavra “batizar” significa aplicar água em alguém, não importando como: aspersão, imersão, etc. O sacramento do batismo é a aplicação da água juntamente com as palavras de Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). O batismo não é simplesmente água, mas é a água ligada à Palavra de Deus, conforme a ordem de Jesus. É a Palavra de Deus que faz com que o batismo seja eficaz.
Efésios 5.26
     Pelo batismo, Deus faz com que nós recebamos a salvação obtida por Cristo. Através dele Deus faz nascer em nós a fé em Cristo, nossos pecados são perdoados e Deus nos adota como filhos. O batismo, portanto, é a entrada para a família de Deus. É o restabelecimento da comunhão e da união com Deus que foram perdidos por causa do pecado.
Gálatas 3.26-27; Atos 2.38; 22.16; Marcos 16.16
     O batismo é o nosso segundo nascimento. Quando somos batizados, nascemos para Deus e para o seu Reino. Em João 3.5 Jesus declara: “Eu afirmo que ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O homem nasce fisicamente de pais humanos, mas nasce espiritualmente do Espírito de Deus”. Este novo nascimento de que fala Jesus é aquele que acontece por meio do batismo, quando o Espírito Santo coloca a fé no coração do ser humano. Este novo nascimento nos torna filhos de Deus e nos faz viver uma vida com Deus e para Deus.
Gálatas 2.20; 2Coríntios 5.17
     A ordem de Jesus em Mateus 28.19 inclui todas as pessoas, homens, mulheres e crianças. Os adultos que crêem em Jesus são primeiro instruídos e depois batizados. Para estes o batismo não significa conversão, pois já foram convertidos pela Palavra; neste caso o batismo lhes confirma a graça de Deus e fortalece a sua fé.
     As crianças, diferentemente, são transformadas em discípulos de Cristo por meio do batismo. De-pois, à medida que vão crescendo, são instruídas na Palavra de Deus.
     Existem três motivos fortes para que as crianças sejam batizadas:

  1. Elas estão incluídas quando Jesus fala em “todas as nações” (Mateus 28.19);
  2. Cristo promete às crianças o Reino de Deus (Lucas 18.15-17) e, para entrarem no Reino de Deus, é necessário que nasçam da água e do Espírito (João 3.5-6);
  3. As crianças nascem em pecado e, portanto, necessitam deste maravilhoso meio pelo qual Deus coloca a fé em nossos corações e perdoa os pecados. Para o batizado continuar na família de Deus, é necessário que permaneça firme na fé pelo uso dos meios da graça, Palavra e Santa Ceia.
Veja também:
   9.1. Vídeo: Sacramentos
   9.2. Vídeo: Batismo
   9.3. Vídeo: Batismo Infantil

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.