sexta-feira, 13 de julho de 2018

Deus Triúno - Lição 2

2: O nosso De triúno

2.1. A existência de Deus.

     Uma das principais características da humanidade é a adoração de deuses. Durante toda a história da humanidade, povos criaram e adoraram diversos tipos de deuses diferentes. Na verdade, todo ser humano tem o seu deus, apesar de muitos não seguirem nenhuma religião. O ser humano cria deuses e religiões porque no fundo sabe que existe algo superior a ele no universo. Este conhecimento natural é característico de todo ser humano. O ser humano sabe que existe um Deus por causa da existência do universo e do próprio ser humano. Quando apreciamos o universo e toda a sua beleza, o ser humano e todas as suas complexidades, chegamos à conclusão de que existe um Ser Superior que deve ter criado tudo isto. Está claro que, por detrás da criação, existe um Criador, responsável também pela nossa existência. Não é lógico afirmar que o universo surgiu do nada ou do acaso. Portanto, pelas coisas que existem o ser humano sabe que existe um Deus.
     Também pela  consciência nós sabemos que Deus existe. A consciência é aquela voz interior que nos faz questionar a nossa origem e o nosso destino. Além disso, a nossa consciência nos diz que algum dia nós iremos prestar contas daquilo que fizemos em nossas vidas. Esta consciência nos alerta sobre a existência de Deus e nos faz procurar este Deus.
     Este conhecimento natural de Deus, pela criação e pela consciência, entretanto, é imperfeito e incompleto. Não é possível conhecer a Deus perfeitamente só por ele. Aqui está a origem de milhares de deuses que existem no mundo. O ser humano sabe que existe um Deus, mas não o conhece, e por isso cria o seu deus conforme as suas idéias e desejos.

2.2. O conhecimento revelado de Deus.

     O ser humano não pode conhecer a Deus perfeitamente com as próprias forças. Por isso, graciosamente, o próprio Deus se revelou a nós. Esta revelação se deu na pessoa e obra de Jesus Cristo. Jesus Cristo é o próprio Deus que se tornou homem e veio ao mundo para nos mostrar quem é Deus. Nós, que vivemos no século 21, não vemos Jesus frente à frente, mas temos a Bíblia, que é o testemunho sobre Jesus Cristo. Por meio deste testemunho escrito nós podemos conhecer o verdadeiro Deus. A Bíblia nos diz que há um só Deus; que ele é santo, que ele tudo sabe; que ele tudo pode; que ele está em toda parte . Além disso, ela nos diz que Deus é sábio, justo, bondoso, gracioso, misericordioso e, na sua essência, é AMOR.
1Coríntios 8.4; Levítico 19.2; Salmo 5.4; 139.7-10; 1João 3.20; 4.8; Lucas 1.37
     Também na Bíblia aprendemos que o Deus verdadeiro é o Deus Triúno, que, apesar de ser apenas UM Deus, se revela em três pessoas distintas e diferentes: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é verdadeiro Deus, o Filho é verda¬deiro Deus e o Espírito Santo é verdadeiro Deus. As três pessoas são iguais em poder e majestade, mas são UM só Deus. O nosso Deus é um Deus muito maravilhoso para podermos entendê-lo com nossa inteligência. Não podemos entender a Trindade, mas a aceitamos e cremos pela fé. A este Deus nós queremos servir.
Mateus 28.19; 2Coríntios 13.13
Veja também:
   2.1. Deus, criador
      2.2. Vídeo: Quem é o ser superior?

Jarbas Hoffimann (@pastorjarbas)
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
[confira o texto completo em ProFé.on 2.2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.